Não há dúvidas de que o papel das mulheres no mercado de trabalho é cada vez mais central e segue, ao longo do tempo e com muita luta e dedicação, ganhando o espaço e o reconhecimento merecidos.
No entanto, é inegável que, apesar dos avanços das últimas décadas, ainda há desafios a serem vencidos quando o assunto é a participação feminina nas empresas. Neste post, abordaremos o contexto do cenário das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. Confira!
A história das mulheres no mercado de trabalho
A partir de 1930, com a revolução industrial no Brasil, as mulheres passaram a ingressar no mercado de trabalho, porém com poucos direitos e muitas limitações. A presença no mercado passou a fazer parte da luta de mulheres que almejavam o direito de trabalhar e de conquistar mais liberdade e autonomia. O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é uma lembrança desse avanço.
Após 1970, o panorama começou a melhorar e os números passaram a retratar a contribuição importante que as mulheres dão para o Brasil. Segundo o IBGE, em 1950 apenas 13,6% das mulheres eram economicamente ativas, o que passou para 49,9% em 2010.
A busca por representatividade e igualdade chegou às empresas e ao mercado de trabalho, o que fez com que a participação feminina não só fosse reconhecida como considerada essencial e de muito valor.
Por isso, esse direito conquistado com muita luta, vem transformando a realidade do mercado e das empresas, que caminham, cada vez mais, para incentivar, apoiar, valorizar e impulsionar colaboradoras.
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